Campanha do TCE arrecada quase 23 mil produtos para mulheres em vulnerabilidade
25/04/2022 – SÃO PAULO – Em um esforço coletivo, servidores do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) se uniram e doaram quase 23 mil produtos de higiene pessoal para mulheres em situação de rua e vulnerabilidade socioeconômica.
A campanha, coordenada pela Presidência da Corte paulista, arrecadou 22.928 itens. Ao todo, foram doados 14.155 absorventes, 2.272 lenços umedecidos, 898 sabonetes, 880 xampus e condicionadores, 597 cremes dentais, 265 desodorantes e 82 escovas dentais, entre outros produtos.
Realizada tanto na Capital quanto nos 20 municípios paulistas localizados no interior e no litoral que sediam Unidades Regionais (URs) do TCESP, a ação mobilizou, ao longo de março – mês da Mulher – servidores, funcionários terceirizados e estagiários para ajudar mulheres, adolescentes e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade e sofrem com a falta de recursos, inclusive, para manter a higiene no período menstrual.
Os produtos foram destinados a entidades sem fins lucrativos que atendem mulheres dos municípios de Araçatuba, Bauru, Campinas, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, Araras, Fernandópolis, Registro, Araraquara, Guaratinguetá, Andradina, Itapeva, Ituverava, Adamantina, Mogi Guaçu, Santos e da cidade de São Paulo.
A campanha do TCESP vai ao encontro do propósito da Corte de ser uma indutora de políticas públicas. "Os servidores do Tribunal de Contas responderam à campanha com engajamento. Conseguimos um volume relevante de donativos e vamos contribuir para dar um pouco mais de dignidade a mulheres de diferentes cidades do Estado", avaliou o Presidente do TCESP, Dimas Ramalho.
Estima-se que, no Brasil, uma em cada quatro meninas não frequenta a escola quando está menstruada. O problema, conhecido como pobreza menstrual, está relacionado com a falta de condição financeira para comprar absorventes e está diretamente associado à desigualdade social, racial e de renda.